Instalação elétrica aparente e embutida – Qual eletroduto usar?

Instalação elétrica aparente e embutida – Qual eletroduto usar?

Na obra ou em projetos elétricos, com certeza você já deve ter ouvido falar em: instalação aparente e embutida. Agora qual tipo de eletroduto usar em cada um desses tipos de instalação elétrica? 

Qual eletroduto usar em cada tipo de instalação?

Eletroduto de polietileno flexível corrugado (cor amarelo): Usado geralmente em instalações elétricas embutidas em alvenaria, laje ou no forro. Pode ser instalado  em ambientes residenciais e comerciais .

Eletroduto polietileno flexível corrugado reforçado (laranja): Usado geralmente em instalações elétricas embutidas principalmente na laje ou no piso. Utilizado principalmente em ambientes residenciais.

Eletroduto de Ferro Galvanizado: Usados geralmente em instalações elétricas aparentes: galpões, industrias, estacionamentos, alguns ambientes comerciais. Geralmente vendido em barras de 3 metros. Possui fabricação de curvas nos ângulos de 45º e 90º.

Eletroduto de PVC Rígido: Aplicações similares ao eletroduto de ferro galvanizado. Sem necessidade de prever aterramento ao longo da instalação. Usado geralmente entre forro e laje. 

Eletroduto tipo PEAD (Polietileno de Alta Densidade): Não citado no vídeo, mas não menos importante. Vendido na cor preta, é destinado para cabeamento subterrâneo de energia e telecomunicações. Geralmente utilizado em industrias, ferrovias, rodovias, aeroportos, shopping centers (regiões onde há grandes distâncias de alimentação de forma subterrânea). 

Considerações importantes

Não podemos esquecer das eletrocalhas que possuem basicamente a função de transportar uma maior quantidade de cabos em instalações como: galpões, industrias, aeroportos e ambientes comerciais em geral, onde há necessidade de readequações e manutenções constantes. 

Nos sentimos obrigados a lembrar também que toda ou qualquer parte metálica de uma instalação elétrica deve ser aterrada, logo, isto inclui: eletroduto de ferro galvanizado e eletrocalhas.

Agora para finalizar: vai usar instalação embutida no forro ou em dry-wall? Use caixas e luminárias especificas para trabalhar com este tipo de instalação! 

 

Vamos para o vídeo

Se te ajudamos de alguma forma com este artigo, você pode clicar aqui para se inscrever no nosso canal e receber notificações de mais conteúdo. Qualquer dúvida pode deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o prazer em te ajudar. Um grande abraço e até a próxima.

 

JOIN OUR NEWSLETTER
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do curso de projetos da FAM?
Preencha os dados para receber as informações. Não se preocupe, odiamos spam.

3 comentários em “Instalação elétrica aparente e embutida – Qual eletroduto usar?”

Deixe um comentário