Fator de potência e sua aplicação em projetos elétricos

Fator de potência e sua aplicação em projetos elétricos

Você sabe o que é fator de potência e como aplicá-lo em projetos elétricos? 

Fizemos uma vídeo-aula que explica o conceito, o famoso triângulo retângulo e ainda te da os valores médios mais utilizados dos fatores de potência em edificações residenciais.

Fator de potência e a caneca de chopp

Antes da vídeo-aula só queremos explicar o título. Em seus estudos em eletricidade, você já deve ter visto a seguinte imagem: 

Para quem não viu, esta imagem retrata três potências: potência aparente dada em kVA, potência instalada dada em kW e a potência reativa dada em kVAr.

Essa analogia é tão boa que olhando a imagem já entendemos o conceito: existe, nas instalações elétricas, potências perdidas (kVAr – analogia da espuma do chopp), potências utilizadas para o trabalho (kW – o chopp propriamente dito) e potências que aparentam ser mas na verdade são uma junção das outras duas potências. 

Muito bom, mas como vou usar isso no meu projeto elétrico? Qual a relação disso com os equipamentos que tenho? Como posso entender o conceito de fator de potência e ainda aprender a aplicá-lo nos meus projetos de maneira simples?

A resposta está na vídeo aula aqui embaixo. Aproveite! 

Fator de potência, conceito e a aplicação em projetos elétricos

Se essa nossa vídeo aula te ajudou de alguma forma, você pode nos acompanhar se inscrevendo no nosso canal clicando aqui. Agora se você precisa de mais que isso: inscreva-se aqui embaixo para ser notificado sobre a abertura de novas turmas do nosso curso de projeto elétrico residencial/comercial avançado. 

Um grande abraço e até a próxima! 

JOIN OUR NEWSLETTER
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do curso de projetos da FAM?
Preencha os dados para receber as informações. Não se preocupe, odiamos spam.

5 comentários em “Fator de potência e sua aplicação em projetos elétricos”

  1. Quando era comum lâmpadas de descarga alto brilho nas lojas de shoppings o instalador não corrigia o f.p. O disjuntor caía frequentemente. O f.p era corrigido na subestação junto ao transformador. Alertei o gerente de manutenção dizendo que pode causar incêndio não quis dar atenção. Passados uns 4 meses pegou fogo no trecho que vai do transformador até a praça de alimentação

    • Olá Sitini, ter conhecimento evita problemas sérios. Pretendemos tratar mais de correção de fator de potência aqui pelo blog. Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário