Se você está acostumado a dimensionar um disjuntor apenas pela sua corrente nominal (In), calculada através da carga demandada, e pela curva de atuação (B, C ou D), aqui vai mais uma característica do disjuntor muito importante para sua correta especificação: corrente máxima de curto-circuito (Icn) ou (Icu).
Capacidade nominal de interrupção de curto-circuito (Icn) em um disjuntor
Todos nós sabemos, técnicos, engenheiros e estudantes, que um disjuntor, se tratando do termomagnético, protege as instalações elétricas contra sobrecargas (causadas por utilização de carga do circuito acima da corrente nominal do disjuntor) e curto-circuitos (quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica). Devemos lembrar, porém, que os disjuntores possuem características mecânicas suportáveis ou não, de acordo com nível de curto-circuito na instalação elétrica a que se designa. Essas características mecânicas são definidas pela capacidade que o disjuntor possui de interromper uma corrente de curto-circuito (ou corrente de falta) até um determinado valor específico (3kA, 6kA…20kA etc) no ponto onde foram instalados, ou seja, no quadro de distribuição secundário ou na entrada padrão.
Por isso vemos disjuntores com a mesma corrente nominal, 80A por exemplo, com características físicas totalmente diferentes, conforme imagem abaixo. Detalhe: a diferença de preço é gritante entre um e outro, logo, presumi-se que quem projeta e não sabe dimensionar a corrente de interrupção da instalação e escolhe um disjuntor de capacidade menor apenas por preço, pode estar aumentando a probabilidade de ocasionar danos físicos causados pelo curto-circuito da instalação, pois, caso o disjuntor não suporte um determinado valor de curto especifico, o mesmo pode até explodir.
Como calcular a "Icn" do disjuntor no meu projeto?
Para determinar a capacidade de interrupção do disjuntor, é necessário conhecer o nível de curto-circuito no ponto de instalação do mesmo. Alguns fatores são determinantes para conhecer esse nível de curto:
Características do transformador alimentador: geralmente as concessionárias de energia, em suas respectivas normas técnicas, fornecem a corrente de curto-circuito (Icc) presumida no secundário dos transformadores, porém caso não forneça, é necessário conhecer a potência do transformador (em kVA), a tensão de alimentação da instalação e a impedância percentual típica para trabalharmos com uma corrente de curto-circuito aproximada. Como exemplo temos:
– transformador com potência de 250kVA trifásico;
– tensão de alimentação da instalação: fase-fase 380V;
– impedância percentual típica: 4% (0,04), consulta na norma ABNT NBR 5356;
Com esses valores em mãos, o primeiro passo é calcular a corrente nominal do transformador In=(250.000/380.√3) = 380A
Agora temos, Icc (trafo) = 380/0,04 = 9,5kA.
Podemos trabalhar com o valor aproximado de Icc calculado para um disjuntor que estiver próximo ao transformador de distribuição, porém devemos lembrar que essa corrente será menor já que irão existir as contribuições das linhas ou redes a após o transformador.
Se fossemos desconsiderar essas contribuições, iriamos utilizar um disjuntor de entrada com capacidade de interrupção de 10kA, já que, a capacidade de interrupção do disjuntor deve ser, no mínimo, igual à corrente de curto-circuito calculada. ( Iint ≥ Icc ).
Fator de potência de curto-circuito: para cada circuito existe um fator de potência da malha (loop) da corrente de curto-circuito, esses fatores são determinados de acordo com o cálculo da corrente de curto-circuito calculada anteriormente, conforme segue abaixo:
Comprimento do circuito: sem o comprimento total do circuito fica difícil presumir com mais precisão o nível de curto-circuito, já que o comprimento é fator importante para limitação do mesmo. Quanto maior o comprimento do seu circuito que parte do quadro de distribuição, menor será a corrente de curto-circuito, o mesmo ocorre com o inverso. Daí podemos inferir que o disjuntor mais próximo do transformador deve ter uma capacidade de interrupção maior, já que o comprimento entre eles poderá ser menor.
Seção dos condutores: é necessário conhecer a seção dos condutores do circuito, tanto da alimentação geral, como dos circuitos secundários, informação mais fácil para o projetista que dimensiona toda a instalação.
Se você deseja receber material exclusivo clique no link abaixo e cadastre seu e-mail.
Consideração importante
O valor da corrente de curto-circuito calculada para o quadro de distribuição deve ser considerada tanto para o disjuntor geral quanto para os secundários, já que o nível de curto circuito é calculado para o ponto de instalação, significa que o mínimo de todos os disjuntores existentes devem ter a mesma capacidade de interrupção. No caso calculado acima, se houvesse no quadro de distribuição geral circuitos secundários, os mesmos circuitos deveriam ter disjuntores com Icu igual a 10kA. Essa atitude garante que todos os seus circuitos do quadro de distribuição estão protegidos no ponto do curto calculado.
Muito boa essas informações
Obrigado pelo comentário José Givaldo, para receber mais informações de posts você pode se inscrever no sininho aqui no canto esquerdo da sua tela, ou se inscrever no nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO4bJx66EwoyusO4rpKKomQ?sub_confirmation=1.
Gostaria de receber a planilha
Obrigado Lincoln, já está no seu e-mail! Qualquer dúvida estamos por aqui.
Bom dia , gostaria de ter acesso a planilha citada nas informações acima , desde já agradeço e fico no aguardo . Rinaldo
Olá Rinaldo, nós que agradecemos, qualquer dúvida estamos por aqui.
Gostaria sim muito bom
Olá Wellington, agradecemos seu contato, já está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui.
Parabéns a vcs por complementar meus conhecimentos.
Obrigado José, ficamos felizes em ajudar.Para receber mais informações de posts você pode se inscrever no sininho aqui no canto esquerdo da sua tela, ou se inscrever no nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO4bJx66EwoyusO4rpKKomQ?sub_confirmation=1.
Muito bom essa explicação sobre o dimensionamento de djuntor
Obrigado pelo comentário Ivan. Qualquer dúvida estamos à disposição.
Gostaria de receber, obrigado!
Olá Piter, agradecemos seu contato, já está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui.
Gostaria de receber a planilha!
Olá Pedro, agradecemos seu contato, já está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui.
Gostaria de receber a planilha.
Olá Leandro, agradecemos seu contato, já está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui.
Gostaria de receber a planilha.
Olá Sebastião, agradecemos seu contato, já está no email, qualquer dúvida estamos por aqui.
Boa tarde Moacir! Excelente artigo sobre curto circuito, muito claro e objetivo. Gostaria de receber a planilha.
Desde já agradeço!
Olá Leonardo, obrigado pelo comentário, já está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui. Se quiser também pode se inscrever no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO4bJx66EwoyusO4rpKKomQ?sub_confirmation=1.
Parabéns pela matéria, muito explicativa.
Explicou é tirou dúvidas no qual procurava a tempos, gostei muito, usarei no meu dia a dia.
Mânde-me a tabela, ficarei muito grato.
Um abraço a todos.
Olá Cícero, ficamos felizes em acrescentar este conhecimento para sua vida profissional, a tabela está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui. Se quiser também pode se inscrever no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO4bJx66EwoyusO4rpKKomQ?sub_confirmation=1.
Grande abraço!
Boa noite. Fiquei muito interessado nesta planilha. Pode me enviar?
Olá Rafael, a tabela está no e-mail, qualquer dúvida estamos por aqui. Grande abraço!
Gostaria de receber a planilha
Já está no e-mail Cleber, obrigado!
Bom dia. Poderia por favor enviar a planilha.
Obrigado.
Já está no e-mail Rodrigo.
Boa matéria, gostei
Me manda a tabela no meu E-mail.
Já está no e-mail Darlan, obrigado pelo comentário. Abraço.
gostaria de receber a tabela de icc
gostaria de receber a tabela de icc
Já está no e-mail Marcelo.
bom dia senhores, eu gostei do artigo e gostaria de fazer uma pergunta sobre a capacidade de corrente de curto circuito da isolação dos cabos, qual seria a ordem? primeiro se dimensiona todo o sistema elétrico e posterior a isso se escolhe o tipo de isolação/ampacidade do cabo, ou se escolhe tipo de isolação e adéqua o disjuntor para proteger a isolação também?
Bom dia Daniel, temos dois artigos que irão responder esta pergunta. Mas via de regra, ao trabalharmos com projetos já temos em ideia antes os tipos de cabos que serão utilizados na entrada e no interno da edificação . Como sua pergunta exige uma resposta um tanto mais complexa, nesses dois artigos você vai encontrar o que precisa. Grande abraço.
https://engfam.com.br/cabos-eletricos/
https://engfam.com.br/capacidade-de-conducao-de-corrente-real/
Muito bom o artigo. Gostaria de receber a planilha.
Já está no e-mail Eduardo, obrigado pelo comentário.
Victor Ainett
Já está no e-mail Victor!
Olá! Gostaria de ter acesso a planilha de cálculo do Icc.
Obrigado
Já está no e-mail!
Boa tarde, ainda consigo receber essa planilha?? E aproveitando parabéns pela ajuda a todos!!
Obrigado Alessandro! Ficamos felizes em ajudar.
Bom dia, Gostaria de receber a planilha …
Já está no e-mail Rafael! Obrigado.
Bom dia! Gostaria de receber a planilha.
Outra coisa, no cálculo da corrente nominal do trafo, faltou o “k” de kilo, na potência aparente: In=(250k/380.√3) = 380A.
Obrigado Ingrid, já corrigimos. A planilha já está no seu e-mail.
Bom dia! Gostaria de receber a planilha! Obrigado!!!
Olá Adriano, já está no e-mail. Obrigado.
Muito boa as informações,
Gostaria de receber as planilhas
Olá Edclei, já está na planilha. Obrigado.
Muito bom o artigo, parabéns!
Gostaria de receber a planilha,
Obrigado
Já está no e-mail Abed. Obrigado pelo comentário.
Material conciso e muito informativo! Peço a gentileza de enviar a tabela.
Obrigado pelo comentário Roberto, já enviamos para você no e-mail.
oi muito obrigada mesmo !! eu tambem gostaria de receber a planilha.
obrigado
Obrigado pelo comentário Ingrid, já enviamos para você.
Gostaria de receber a planilha!
Olá Daiane, já está no e-mail.
Queria a planilha
leandroduarte83@gmail.com
Já está no e-mail Leandro. Obrigado.
Teria como me enviar essa planilha? Grato
Olá Marcelo, já está no e-mail.
Gostaria de receber a planilha
Olá Ana, já está no e-mail. Obrigado.
Excelente explicação, poderia me enviar a tabela.
Obrigado, Eliel. Já está no seu e-mail.
Gostaria também da tabela se possível.
Obrigado!
Olá Guilherme, já está no e-mail. Obrigado.
Boa tarde, muito obrigado as informações foram muito uteis.
Por favor, poderia me enviar a planilha?
Obrigado
Obrigado, Rafael! Já está no e-mail! Obrigado.
Gostaria de receber essa tabela. Obrigado
Já está no e-mail, André. Abraço!
Boa tarde. Muito boa a explicação. Gostaria de receber a tabela.
Obrigado, Hugo. Já está no e-mai! Abraço!
Boa tarde, muito bom as informações.
Por gentileza pode me enviar a planilha?
Desde já, obrigado.
Olá. também gostaria de receber a planilha. obrigado
Já está no e-mail José. Abraço.
Gostaria da taela.
Já está no e-mail Jader.
Excelentes informações, gostaria de receber a planilha.
Obrigado, Italo. Já está no seu e-mail.
Mais uma Excelente aula hem Moacir!!! se puder me enviar essa planilha eu ficarei muito grato.
Grande abraço!!
Muito obrigado Peterson, já está no e-mail. Abraço.
Excelente. gostaria de receber a planilha em meu e-mail. Grato!
Obrigado pelo comentário, Anderson. Ficamos felizes que tenha gostado. A planilha foi enviada no seu e-mail.
Gostaria de receber a planilha de cálculo de corrente de curto circuito. Obrigado
Já está no e-mail José. Obrigado.
Muito bom conteúdo e da forma como foi tratado e gostaria de receber a planilha citada.
Obrigado pelo comentário, Gilmar. Já está no e-mail.
Boa Noite
Gostaria de receber a planilha.
Já está no e-mail, Carlos. Obrigado.
Ótima explicação. Gostaria de receber também.. abraços
Olá, já foi enviado para o seu e-mail.
Gostaria da planilha.
Olá Marcelo, já foi enviado para o seu e-mail.
Gostaria de receber a planilha
Olá, já está no e-mail.
Bom dia! Gostaria de receber a planilha. Obrigado!
Olá Pedro, enviamos no seu e-mail.
Muito bom, gostaria de receber a planilha.
Olá Paulo, já encaminhei por e-mail.
Moacir, teria como me fornecer a essa planilha.Abracos
Olá Roberto, já enviei para o seu e-mail.
Otimo artigo. Favor mandar o link da planilha
Olá Paulo, enviei para o seu e-mail.
Bom dia,
Eu gostaria de receber a planilha.
Olá Josilene, já está no e-mail.
Post muito interessante. Parabens.
Gostaria de receber a planilha
Olá Rafael, já foi encaminhado no e-mail. Obrigado!
Olá, gostaria de receber a planilha, por gentileza. Parabéns pelo conteúdo.
Olá Ivanildo, já está no seu e-mail.
Muito boa a matéria sobre disjuntores, gostaria de receber a tabela.
Olá Valter, foi encaminhado para o seu e-mail.
Boa tarde, muito as informações aqui apresentadas. Gostaria de receber a planilha.
Olá Sergio, já está no seu e-mail.
Boa tarde, gostaria de receber a planilha.
E obrigada pela matéria.
Olá Paloma, já está no seu e-mail.
Legal, explicação simples e objetiva. Gostaria de receber sua tabela.
Boa tarde Jânio, foi encaminhado para o seu e-mail.
Boa noite! Eu gostaria de receber a tabela de cálculos de curto-circuito.
Boa tarde Alex, enviamos para o seu e-mail.
muito bom,explicativo.
Obrigado Claudio!
boa noite gostaria de receber a tabela,otimo conteudo.
Boa tarde Claudio, enviamos a tabela para o seu e-mail.
Bom dia!
Gostaria de mais informações sobre como calcular a corrente de curto circuito, numa instalação predial, encontra materiais de fonte confiavel esta cada vez mais dificil e quem busca prestar um bom serviço tentando minimizar os erros acaba sofrendo bastante.
Desdejá agradeço! E parabens pelos materias disponiveis!
Bom dia Anderson, por aqui não há como responder esta pergunta um tanto quanto complexa, estamos preparando um conteúdo exclusivo sobre este tema. Continue nos acompanhando. Abraço!
Excelente explicação, sucinta e objetiva.
Felicito a todos vocês pela esta bela iniciativa.
Por favor, peço a gentileza que me enviem a planilha.
Muito obrigado.
Muito obrigado pelo comentário David! Enviamos a planilha para o seu e-mail.
Olá, gostaria de receber a planilha. Desde já, agradeço.
Olá Vinícius, enviamos para o seu e-mail.
Muito legal! Gostaria da planilha. Obrigado!
Olá Luiz Fernando, a planilha já está no seu e-mail. Abraço!
Excelente artigo.
Felicito a todos pelo trabalho realizado.
Por favor, peço a gentileza de que enviem a planilha.
titomotta@yahoo.com
Olá David, obrigado por nos acompanhar! Enviamos a planilha para o seu e-mail.
Bom dia!!!!!
Gostaria de receber a tabela de corrente de curto circuito
Boa tarde Cristiano, enviamos para o seu e-mail.
Boa tarde! Gostaria de receber a planilha para cálculo da corrente de curto circuito também. Desde já agradeço.
Boa tarde Josivaldo, enviamos a planilha para o seu e-mail.
Obrigado por compartilhar o conhecimento conosco. Muito boa a explicação.
Gostaria de receber a planilha também.
Olá José Ramon, muito obrigado pelo comentário! Enviamos a planilha no seu e-mail.
Bom dia, gostaria de receber a planilha. Desde já muito obrigado.
Boa tarde Wellington, enviamos a planilha para o seu e-mail.
Olá gostaria de receber essa tabela, parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigado Thiago! Enviamos a tabela para o seu e-mail.
joia
Bom dia , muito bom o artigo acima, gostaria de ter acesso a planilha citada nas informações acima , desde já agradeço e fico no aguardo . Celso Antunes
Boa tarde Celso, muito obrigado! Encaminhamos a planilha para o seu e-mail.
gostaria de receber esse material
Olá Claudio, enviamos para o seu e-mail.
Boa tarde, gostaria de receber a planilha, por gentileza.
Olá Celso, já está no seu e-mail.
Boa tarde. Gostaria de receber a planilha.
Boa tarde Guilherme, foi enviado para o seu e-mail.
Olá Moacir, estou acompanhando suas matérias e são muito interessante.
Gostaria de receber a planilha.
Obrigado
Olá Nivaldo, obrigado por nos acompanhar! Enviamos a planilha para o seu e-mail, abraço.
Bom dia Moacir
poderia me enviar a planilha, por gentileza.
Boa tarde Fernando, enviamos para o seu e-mail.
Olá!! Gostaria de ter acesso a planilha, poderia me disponibilizar?
Olá Eduardo, já está no seu e-mail.
OLÁ
APRENDENDO BASTANTE COM VOCÊS.
Olá Vitor, muito obrigado por nos acompanhar. Abraço!
Bom dia! Gostaria de receber a planilha.
Boa tarde Mayara, enviamos para o seu e-mail.
Gostaria de receber a planilha. Obrigado!
Olá, já está no seu e-mail.
Boa tarde, poderia me enviar a planilha?
Bom dia Mateus, enviamos para o seu e-mail, até mais!
muito boa a explicação
andre-cavalheiro@hotmail.com
Olá Moacir, tbm gostaria de receber a planilha. Obg.
Olá Wesley, enviamos para o seu e-mail.
Boa noite. Gostaria de receber a tabela
Boa tarde, enviamos para o seu e-mail.
Boa tarde, achei bem interessante e gostaria de receber a planilha.
Boa tarde, enviamos para o seu e-mail.
Boa noite!
tiago_telk1@yahoo.com.br
Boa tarde, enviado.
amoraes@compaz.com.br
Boa tarde, enviado.
Muito bom! Poderia me enviar a tabela por favor?
Obrigado
Olá, enviamos para o seu e-mail. Abraço!
Boa tarde, ótimo enfoque, gostaria de receber a planilha informa acima. Obrigado.
Boa tarde, enviado. Abraço!
Muito interessante, pena ter demorado para achar.
Olá gostaria de receber a planilha !
Olá, enviamos no seu e-mail.
Boa tarde, gostaria da planilha
Boa tarde, enviamos no seu e-mail.
Também gostaria de ter a planilha! Bom assunto e boa explicação!
Boa tarde, enviamos a planilha para o seu e-mail. Até mais!
Exelente tópico, continue assim.
Por favor poderia enviar a planilha?
Boa tarde, enviamos no seu e-mail.
Olá por gentileza me envie a tabela p/ calculo de curto circuito
Boa tarde Wallerson, enviamos a planilha para o seu e-mail.
ola boa tarde !
Gostaria de receber a planilha.