Hoje vamos te mostrar na prática como dimensionar um disjuntor trifásico em um projeto elétrico!
Vamos lá!
Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado
A primeira coisa a se fazer é descobrir a corrente do circuito através da potência do mesmo!
É importante salientar alguns conceitos:
1 – Trabalhar com a potência em VA é mais adequado e para isso é necessário saber o fator de potência do circuito em questão, seguindo a equação: P(VA) = P(W)/FP, onde P é a potência e FP é o fator de potência.
2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
3 – Seguindo esses passos temos a corrente do nosso circuito trifásico que chamaremos de In.
Saber qual a capacidade de condução de corrente real do cabo do circuito
O segundo passo que temos que ter em mente é qual a capacidade de condução de corrente real do cabo do meu circuito, seguindo os seguintes passos.
1 – Sabendo a área da seção transversal do cabo do circuito que quero calcular, verificar na tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004 qual a corrente que o mesmo irá conduzir (lembrando que a consulta da tabela depende basicamente se seu cabo é trifásico, bifásico ou monofásico, PVC ou XLPE).
2 – Consultar a tabela 42 da NBR 5410:2004 para ter em mente o fator de agrupamento do circuito. Assim, multiplico o mesmo pela capacidade de corrente verificada na tabela 36 ou 37, desse modo, obtenho a capacidade de condução de corrente real que chamaremos de Ir.
Dimensionar o disjuntor
Sabendo a corrente nominal do circuito (In) e a capacidade de corrente real (Ir), chegamos que a corrente do disjuntor (Id) será: In<Id<Ir.
Como exemplo da sentença acima podemos chegar que: se meu circuito for um chuveiro elétrico cuja corrente nominal for 29,5A e o cabo do meu circuito for de 6mm² monofásico de PVC, conduzindo 41A com agrupamento de 1, logo o Ir é 41A, temos 29,5<Id<41.
Desse modo, podemos dimensionar a corrente do meu disjuntor como 32A, curva B. Isso mesmo, não esqueça da curva de atuação. Nesse caso escolhemos curva B por que não há corrente de partida alta no meu circuito (já que o mesmo é um chuveiro elétrico, com caráter, é claro, totalmente resistivo).
Se quiser outro exemplo prático basta ver a vídeo-aula abaixo onde explicamos novamente os conceitos acima de maneira mais didática. ↴
Se te ajudamos de alguma forma com este artigo, basta clicar aqui e se inscrever no nosso canal para acompanhar nosso conteúdo sempre.
Você pode querer ver também: